Modalidades: Ténis de Campo

Ténis é um desporto de origem inglesa, disputado em campos de superfícies sintéticas, cimento, terra batida ou relva. Participam no jogo dois adversaries ou dois pares de adversários, podendo ser mistas (homens e mulheres) ou não. Cada campo é dividido em duas metades por uma rede, e o objetivo do jogo é enviar a bola para além da rede com ajuda de uma raquete.

Para marcar um ponto é preciso que a bola toque no solo em qualquer parte dentro da quadra adversária, fazendo com que o adversário não consiga devolver a bola antes do segundo toque, ou que a devolva para fora dos limites da outra metade do campo. O desporto assim possui aspectos de ataque (bater bem a bola, dificultando a devolução do adversário) e defesa (bom posicionamento no campo, antecipação da jogada adversária, etc).

O ténis possui um sistema de pontuação, que subdivide o jogo em jogos e partidas/sets. Um jogo é um conjunto de pontos (15-30-40-jogo) e um set é um conjunto de jogos (1-2-3-4-5-set). Cada jogo tem um jogador responsável por colocar a bola em jogo: Servir. Ganha o encontroaquele que atingir um número de sets pré-definido – geralmente 2 sets, sendo de 3 sets para os grandes torneios masculinos.

Texto baseado na definição da Wikipedia.org